Empoderamento feminino, já ouviu falar?

porIngrid Escardoa

Empoderamento feminino, já ouviu falar?

Empoderamento feminino, já ouviu falar?

De um tempo para cá esse tema vem ganhando destaque na mídia, em redes sociais, e está chegando aos ouvidos de muitas pessoas, principalmente às mais interessadas no assunto, as mulheres. O movimento feminista vem tomando força e adeptas a cada dia em todo o mundo. Se você é uma pessoa antenada com certeza já viu protestos feministas, já leu alguma matéria por aí, já sabe do que se trata.

 

Mas o que é  empoderamento feminino?

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. Mulheres lutam por igualdade no trabalho, na política, na tomada de decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos assuntos ligados a mulher.

A sociedade impõe padrões e muitas mulheres passam a vida se sentindo inferiores, achando que cabe somente a elas as funções domésticas, de cuidar dos filhos e o homem é o chefe da família. Você conhece alguém assim? É só conversar um pouco com sua mãe, sua avó para descobrir que o passado machista não está tão no passado assim.

Hoje em dia, isso ainda acontece, conheço mulheres que ainda vivem como se fossem apenas uma sombra do homem, são obrigadas a aguentar um companheiro que a inferioriza, por ela não ter estudo, não ter experiência profissional, casou cedo e não teve a chance de ter uma profissão para se tornar auto suficiente. E neste cenário, não tem coragem de deixar essa vida, justamente por não ser independente, depender daquele que a trata como um pedaço de carne. Acham que estou exagerando?

 

Infelizmente, em pleno século XXI ainda existem meninas que são obrigadas a se casarem, e estamos falando de garotas de 9, 10 anos. Em países do oriente médio, por exemplo, isto é uma tradição.  As mulheres são obrigadas a usar uma roupa que as cobrem toda, não tem voz ativa na sociedade. Não podemos generalizar, mas isso ainda acontece muito.

E são essas mudanças que as ONG’S de empoderamento feminino estão buscando, principalmente no que diz respeito a igualdade de gêneros.

Se você se sente inferior e deseja buscar essa igualdade também, pode encontrar uma maneira de fazer isso, pode buscar ajuda em algum grupo de mulheres, sendo mais ativa nas atividades sociais, pode propagar esse conhecimento para seu círculo de amigas, se você é uma empresária pode dar oportunidade de trabalho para mulheres capacitadas em sua empresa.  Enfim, existem várias formas de se engajar na causa, seja como pedido de socorro ou de ajuda, o importante é nos unirmos.

Eu desenvolvi o método Permita-se, onde eu ajudo pessoas inseguras e perdidas emocionalmente a encontrarem seu propósito de vida e sua essência. Este método conta com 10 encontros que podem ser realizados pessoalmente ou a distância por meio de ligações no Skype u WhatsApp. Quer saber mais sobre este método? Então clica aqui no botão do WhatsApp no canto direito da tela, e converse diretamente comigo.

Por trás de toda mulher bem-sucedida existe ela mesma, pense nisso!

Sobre o Autor

Ingrid Escardoa administrator

Deixe uma resposta

Open chat