Sou insegura, como dar o primeiro passo?

porIngrid Escardoa

Sou insegura, como dar o primeiro passo?

Sou insegura, como dar o primeiro passo?

O que somos hoje é reflexo de toda nossa trajetória de vida.

Vamos voltar lá trás, bem no começo, quando nascemos. Até os 6 meses de vida não sabemos que somos uma pessoa, acreditamos ser nossa mãe, que ainda fazemos parte dela. E se nesse momento somos privadas dessa união primordial, isso pode refletir de alguma forma enquanto crescemos e viramos adultas. A maneira como somos tratados na infância é muito importante a construção da vida adulta. Tenho certeza que você já ouviu falar de que a mãe super protetora vai gerar um adulto com medo de enfrentar as adversidades, ir a luta. Ou então aquela que foi super ausente na vida da criança, vai gerar nela uma incapacidade de acreditar nos outros.

 

A insegurança não nasce dentro da gente de um dia para outro

Assim como outros sentimentos como a ansiedade, o medo. Tudo tem um motivo. Pode sim ser algum reflexo de sua criação, de como seus pais te tratavam quando você era criança, adolescente. Pode ser algo que veio se acentuando ao longo se suas experiências de vida e talvez você nem tenha notado, porque nunca parou para pensar no assunto.

 

Mas como toda emoção ruim tem seu lado bom!

A insegurança pode te ajudar em certas situações, exemplo:  Você tem medo de falar em público e precisa fazer fazer uma apresentação para muitas pessoas de um assunto que não domina; você se se insegura de fazer algo que não tem conhecimento, não domina, então você precisa encarar isso de frente, estudar sobre o assunto, para poder se sair bem. Você se sente insegura quanto ao novo relacionamento, se vai dar certo ou não, vai ficar com um pé atrás e não se entregar completamente, ficar na retaguarda, isso é bom, pois evita uma decepção maior lá na frente, se realmente não der certo, ficou claro minhas amigas?

 

Então, se você se sente muito insegura…

Em vários áreas da sua vida, trabalho, relacionamentos, tem que tomar cuidado para isso não se tornar patológico, ok. Qual a melhor forma de lidar com a segurança, conhecendo o que te trás esse sentimento. Você se sente inferior aos outros? Acha que não vai conseguir conquistar seus objetivos? Está sempre com auto estima baixa? Hum, toma cuidado viu, vamos te ajudar a dar o primeiro passo para sair dessa.

Você pode elencar tudo o que você tem medo, escreve, externa, põe pra fora! Ah eu tenho medo de sofrer, tenho medo de encarar as pessoas de frente, medo de tomar a decisão errada, isso aí, descubra o que está te incomodando.

Outra questão, que provavelmente você faz é se comparar com os outros.

Pare, agora!! Todos temos uma história de vida diferente, temos prioridades diferentes, somos diferentes em tudo. O que é bom para sua amiga pode não ser bom para você. Ela usa decote e se acha linda e eu me sinto ridícula se colocar uma roupa assim. Pronto, não coloca se não se sente bem. Seja você, do jeitinho que é, inteira, não se compare e não tente ser igual aos outros.

Mais um coisa que vai te ajudar:

Reconheça seus acertos, suas conquistas, seu sucesso. Com certeza você já fez muita coisa boa e merecedora de aplausos na sua vida. Então se orgulhe de você mesma, e saiba que é capaz sim de superar todas as dificuldades e adversidades da vida.

Eu desenvolvi o método permita-se, onde eu ajudo pessoas inseguras e perdidas emocionalmente a encontrarem seu propósito de vida e sua essência. Este método conta com 10 encontros que podem ser realizados pessoalmente ou a distância por meio de ligações no Skype u WhatsApp. Quer saber mais sobre este método? Então clica aqui no botão do WhatsApp no canto direito da tela, e converse diretamente comigo.

Sobre o Autor

Ingrid Escardoa administrator

Deixe uma resposta

Open chat