Porque sempre queremos agradar nossos parceiros?

porIngrid Escardoa

Porque sempre queremos agradar nossos parceiros?

Já ouvimos várias vezes que um bom relacionamento é aquele que os dois estão dispostos a ceder, que é saudável abrir mão de algumas coisas em benefício do outro. E isso é verdade, mas precisa ser uma via de mão dupla. Quando estamos felizes em uma relação, é natural que nosso interesse seja agradar,  ser uma pessoa agradável, que se preocupa.

O problema é quando não somos felizes, não somos bem cuidadas, mas temos a ilusão que se estivermos sempre agradando nossos parceiros, eles vão retribuir. Acaba que vira um ciclo sem fim, pois eles se acostumam com nosso cuidado, achando que são merecedores incondicionais e nós ficamos esperando eternamente por uma mudança de comportamento.

Mais uma vez, temos alguns pontos para levar em consideração. O primeiro é o diálogo. Quando conversamos sobre nossas expectativas, também temos a oportunidade de ouvir o lado do outro, o que ele pode entregar e como. É o momento necessário para alinhar o relacionamento e entender o que ainda mais pode ser feito. Ou ainda, a oportunidade para aceitar que o que você quer pode não ser possível (seja por limitações do parceiro ou por falta de interesse) e procurar outras alternativas.

Outro ponto é o autoamor e a autoestima. É saber que merecemos cuidado e carinho. Que não devemos ficar mendigando atenção, nem comprar esse afeto fazendo tudo que eles querem, dando presentes caros e estando sempre disponíveis. O amor não é uma moeda de troca. Ele deve ser incondicional. 

E aqui entra a reciprocidade. Precisamos amar porque queremos, sem esperar algo em retorno, assim como merecemos ser amadas independentemente do que fazemos. Não podemos agradar alguém com medo de perdê-lo. Ou pelo medo de ficarmos sozinhas. Aqui entra aquele bom ditado “antes só do que mal acompanhada”. Devemos agradar por prazer e não por medo. Eu te garanto, o relacionamento fica mais leve, para os dois, quando fazemos por amor e quando é recíproco. Procure sempre ter alguém que te valorize e te faça bem. Que te faça crescer e te dê segurança, que reconheça seus esforços e seu cuidado.

 

Sobre o Autor

Ingrid Escardoa administrator

Deixe uma resposta

Open chat